Refinar

  • Sabor 0

    Sabor

  • Volume 0

    Volume

  • Tipo de Produto Nutricional 0

    Tipo de Produto Nutricional

  • Preço 0

    Preço

  • Dieta 0

    Dieta

Hidratos de Carbono (Carboidratos)

56 resultados

Os hidratos de carbono (também chamados de carboidratos) são a principal fonte de energia do corpo. Eles fornecem a energia necessária para todas as funções metabólicas, bem como para o exercício. As melhores fontes de hidratos de carbono (frutas, legumes, feijões e cereais integrais) contêm igualmente vitaminas e minerais, fibras e uma extensa quantidade de importantes fitoquímicos.

O que são hidratos de carbono?

Hidratos de carbono são moléculas de açúcar compostas por três elementos: carbono, hidrogénio e oxigénio. Eles abastecem o corpo com a energia que ele necessita para o bom funcionamento dos órgãos.

Amidos e fibras consistem em cadeias de moléculas de açúcar (algumas com centenas de açúcares). Dentro do nosso sistema digestivo, os hidratos de carbono são quebrados em moléculas simples de açúcar, pois apenas estas são pequenas o suficiente para entrar na corrente sanguínea.

Os hidratos de carbono ingeridos são convertidos em glucose (também conhecido como açúcar do sangue) e utilizados pelas células para fins energéticos.

O Índice Glicémico dos alimentos

O Índice Glicémico (IG) é um índice que classifica os alimentos tendo em conta a rapidez com que eles elevam os níveis de açúcar no sangue, usando a glicose pura como ponto de comparação.

Sendo assim, alimentos que apresentem um elevado IG, como o pão e o arroz branco, estimulam um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, alimentos com um baixo IG, como os grãos integrais e a batata doce, são digeridos mais lentamente, causando uma flutuação menor e mais estável nos níveis de açúcar no sangue.

Na escala do índice glicémico, os alimentos classificados com 70 ou mais apresentam um elevado IG. Os alimentos classificados menos de 55 são considerados alimentos de baixo IG. A glicose tem uma pontuação de 100.

Alimentos ricos em hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são encontrados principalmente no pão, batatas, massas, arroz e outros cereais. Alimentos à base de cereais também são ricos em carboidratos. Frutas e legumes, como o feijão, fornecem igualmente uma quantidade razoável de carboidratos.

*Estas declarações não foram avaliadas pelo Departamento de Segurança Alimentar. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Ler mais