Refinar

  • Sabor 0

    Sabor

  • Volume 0

    Volume

  • Tipo de Produto Nutricional 0

    Tipo de Produto Nutricional

  • Preço 0

    Preço

  • Dieta 0

    Dieta

Glutamina

3 resultados

A glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular. Ela está envolvida em vários processos metabólicos, tais como a remoção de amónia (*1), e é essencial para a manutenção do sistema imunitário (*2). Myprotein disponibiliza fórmulas de glutamina de alta qualidade disponíveis em comprimidos ou em pó.

O que é a glutamina?

A glutamina pode ser encontrada em vários órgãos do corpo, como o fígado, pulmões, cérebro e inclusivé na corrente sanguínea. No entanto, é nas células musculares que ela se encontra em maiores quantidades.

A glutamina é precursora da arginina e citrulina (*3), (*4), do neurotransmissor GABA e do antioxidante glutationa. Como pode ver, a glutamina é um aminoácido chave para o normal funcionamento do organismo, uma vez que vários aminoácidos dependem dela para serem produzidos.

Outros benefícios da glutamina

A glutamina é a principal fonte de energia de algumas das células do sistema imunitário, incluindo linfócitos e macrófagos (*7), (*8), (*9). Os estudos sugerem que estas células utilizam mais glutamina do que glicose para os seus processos, daí a importância da glutamina para a manutenção de um sistema imunológico forte.

O exercício físico extenuante pode diminuir drasticamente os níveis de glutamina no sangue (*10) e, por conseguinte, aumentar a exposição do corpo aos radicais livres. Estudos mostram que os atletas de resistência estão mais vulneráveis ​​a infecções, devido aos baixos níveis de glutamina após exercícios intensos (*11).

Como tomar glutamina?

A dose de glutamina vai depender do quão intensos os seus treinos são. Quanto mais exigentes os seus treinos forem, maior deverá ser a dose. Atletas experientes podem precisar de uma alta dose de glutamina (10 a 20 g), enquanto que para iniciantes uma dose baixa é suficiente (5 g).

Quando tomar glutamina?

A melhor maneira de beneficiar da suplementação com glutamina é consumir entre 5 a 15 gramas depois do treino. Deve consumir glutamina também em dias de descanso.

A glutamina tem efeitos secundários?

A investigação científica demonstrou que a suplementação com glutamina a curto prazo é segura.

Um estudo científico avaliou a segurança do consumo de grandes doses de glutamina durante um período de 5 dias. Os voluntários consumiram entre 0,3 a 0,6 gr / kg de glutamina por dia. Isto seria semelhante a uma pessoa de 80 kg consumir entre 22-45 g de glutamina. Não houve evidência de toxicidade registada nos indivíduos que consumiram as doses mais elevadas (*12).

Noutro estudo científico, atletas que consumiram 28 gr de glutamina diariamente durante 14 dias não relataram qualquer efeito colateral negativo. Isto parece indicar que a suplementação com glutamina, a curto prazo, é completamente segura (*13).